segunda-feira, 23 de julho de 2007

O 1º presidente

Até hoje eu não havia visto a morte de nenhum presidente do Brasil.... Figueireido faleceu quando eu já havia nascido, mas não conta, porque era muito jovem, nenhuma reminiscência do fato me resta.

ACM foi o primeiro presidente do Brasil que eu vi morrer.

Espero que ninguém se espante com a afirmação. Se não viram quando ele governou, devo dizer que não tem de se lamentar... foi no período entre 98 e 2001.
Suplantou o príncipe, mandou e desmandou, fez o que queria e o que não queria com o país.
Dada a “grande liderança” que o príncipe sempre foi, não tardou a demitir ministros e exigir desculpas públicas do presidente quando se sentia contrariado. Um escândalo.

Severino Cavalcanti tentou fazer o mesmo com Lula, dizendo que queria uma diretoria da Petrobras (“aquela de furar poço”, por suas próprias palavras) e se o governo não a concedesse, virava oposição.
Lula respondeu à chantagem: “Se eu ceder, o governo acaba”.
Não cedeu e a diretoria é ocupada até hoje por cargo técnico.
Devo dizer que muitas vezes o governo cedeu e agora o fará para Furnas (Luiz Conde). Cedeu muitas vezes mais do que o devido, diga-se de passagem, mas nada quando se comparando ao príncipe.

O príncipe jamais poderia dizer “Se eu ceder, o governo acaba”. A frase certa, seria: “Se eu não ceder, o desgoverno pode ser prejudicado, pode parar”.
Até parou, mas demorou demasiado. Serão necessários muitos anos só para se reparar a destruição feita pelo dito cujo.

Nenhum comentário: