sábado, 22 de setembro de 2007

Uma Ótima Notícia

Vocês podem até ver o que falarei agora na imprensa, numa notinha perdida lá em algum canto obscuro do jornal, já que para esconder este tipo de dados, estamparão eternamente se preciso for Renan Calheiros na capa.
Será preciso lupa, entretanto, para verem.

Mais de 14 milhões de brasileiros saíram da linha de pobreza durante o mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva, nos últimos quatro anos.
Investimentos convictos em programas sociais extremamente bem-sucedidos (para desespero de alguns articulistas, dentre os quais, Elio Gaspari), estímulos a poupança interna, direcionamento do BNDES para o que deveria ter sido em toda sua história: alavancar o desenvolvimento. E não financiar privatizações; lei das falências, aumento real do salário mínimo, queda nas taxas de juros, etc., fizeram este quadro positivo.
É um feito histórico. 15% dos pobres superaram a linha da pobreza no último ano, e tudo indica que este ano será melhor ainda.

A redução da pobreza média no primeiro mandato do governo Lula foi de 8,47% ao ano. A média dos governos FHC foi de 3,14%. Como Lula assumiu um país quebrado, e hoje a economia está muito diferente da que ele recebeu em 2003, tudo aponta para uma redução ainda mais expressiva deste número de agora em diante e, uma média ainda maior ao fim do segundo mandato.

E os neoliberais, coitados? O que dirão disto?

Bem, eles esconderão estes números por trás de alguma denúncia.

Mas não bastará, a população sente que este governo é muito melhor.
Não dá pra esconder tudo.

Nenhum comentário: