sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Nacionalização

Os funcionários da Petrobras conseguiram descobrir um campo de petróleo e gás natural (denominado Tupi) localizado a milhares de metros abaixo do solo, que aumentou as reservas brasileiras de 40 à 60%. O campo possui reservas estimadas de 5 à 8 bilhões de barris de petróleo de alta qualidade.
E este campo é somente uma pequena parte da nova descoberta, de uma bacia que se estende por cerca de 800 km, do Espírito Santo à Santa Catarina, e chega a ter 200 km de extensão em alguns pontos.

Esta é a hora do governo tomar providências convictas e seguras:
1º: Nacionalizar as reservas brasileiras, que devem permanecer com o estado, como todos os grandes exportadores de petróleo fizeram.
2º: Recomprar as ações da Petrobras que estão no mercado.
3º: Indenizar as petrolíferas que detém participação no novo campo (a britânica BG Group detém 25% e a portuguesa Petrogal/Galp 10%), com os custos do investimento e, nacionalizar o campo encontrado.
4º Prover aos funcionários da Petrobras um salário adequado à lucratividade que a empresa possui. Atualmente a Petrobras é referência em tecnologia, investimentos, lucratividade, etc. Mas os salários que paga a seus funcionários fazem da empresa a favela da indústria petrolífera mundial.

Nenhum comentário: