quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A descrição do ocorrido, sem sociologuês - por Itamar (Blog do Nassif)

Enquanto o PSDB tinha o DEM\UDR como representante da ULTRA DIREITA, a coisa caminhava mais fácil de entender. Ai veio o PIG oferecendo serviços completos de assessorias, o PSDB se envaideceu achando que estava tudo dominado da centro-esquerda até a direita.

Tamanha foi a empolgação que terceirizou a comunicação como os eleitores, passando o "contrato para o PIG" e suas Reginas Duarte.

Após a ressaca do plano real os Tucanos e seus aliados foram pegos de surpresa pelo "Lulinha paz e amor" que soube entender que os Brasileiros estavam órfãos de políticas sociais.

A partir daí, a coligação "Perdidos para Sempre" PSDB\PIG\DEM, passaram a usar com toda eficiência do mundo a política do "quanto pior melhor". Alias, o PT tentou usar o "quanto pior melhor" mas nunca obteve sucesso, pois era um partido pequeno e era sempre massacrado no congresso pela bancada governista Tucana.

O fato é que o PSDB, precisa se livrar do bairrismo Tucano paulista e sair da tutela PIQUISTA. O país precisa de partidos que representem toda a sociedade e não apenas parte dela.


Comentário


Falta ao PSDB, na verdade, ser um partido social-democrata. Hoje (talvez sempre) o partido é a direita em estado puro, com leves discordâncias de estilo para com os demos – não de ideias.


O PT, incrivelmente, ocupou o espaço social democrata no espectro político, e o PSDB é um órfão, um esqueleto mal armado, que não sabe pra onde vai, não sabe se mergulha de vez no neoliberalismo, na criminalização dos movimentos sociais, na política externa subjugada aos interesses estadunidenses, a repressão de protestos (na base da violência absoluta), etc., ou se se revitaliza, e tenta compor uma nova base social que poderia lhe dar sustentação.


O PSDB é um partido tão estranho, que consegue ter como uma de suas lideranças políticas Aécio Neves – de quem ninguém nunca conseguiu ouvir sequer um único diálogo inteligente, uma única ideia inovadora, um único movimento político sustentado por seus próprios méritos (que não o sobrenome que carrega, ou os vices que explora). Pra não falar dos hábitos olfativos que – segundo os próprios serristas mais afoitos insinuam – ele possui.


De fato, o PSDB não me parece um partido destinado a morte. Me parece um partido simplesmente sem rumo.

Nenhum comentário: