sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Quem herda a Satiagraha - por H. C. Paes (blog do Nassif)

Vai ser engraçado se Mazloum for para a sexta criminal. Quanto à decisão sobre a Satiagraha, pode ser que o juiz substituto, Marcelo Costenaro Cavali, tenha tempo de emitir o julgamento antes que o novo titular chegue. Ele é da turma do de Sanctis, podemos ficar tranqüilos.
De Sanctis vai para a quinta turma, que freqüentemente é quem recebe as apelações da sexta criminal. Ou seja, se Mazloum fizer muita besteira, de Sanctis terá a oportunidade de reformar algumas delas.
Vamos esperar. No momento, há quatro titulares de varas criminais com mais antiguidade que Mazloum, e que teriam prerrogativa sobre ele no concurso de remoção:
- O primeiro juiz logo abaixo de Sanctis, Nino Oliveira Toldo, que é ou foi vice-presidente da Ajufe, é o titular da décima criminal. Uma rápida busca na Internet mostra que ele parece ser alvo da contrariedade do Conjur, o que fala a favor dele. Se quiser, ele assume a sexta criminal.
- Toru Yamamoto (terceira criminal, logo em seguida a Toldo). Tanto ele quanto Toldo se inscreveram no concurso de antigüidade que resultou na promoção de De Sanctis. Logo, têm interesse no desembargo. Yamamoto parece gente boa, foi quem condenou os réus do escândalo do Banco Econômico. Também revogou a prisão preventiva de sindicalistas recentemente (mas não sei detalhes, nem todo sindicalista é santo; a notícia é da Folha, logo devemos encará-la com suspeita).
- Adriana Pileggi de Soveral (oitava criminal, catorze degraus abaixo de Yamamoto). Essa é polêmica: foi mencionada na Satiagraha como fonte de vazamentos para Dantas, e já andou sendo investigada por improbidade administrativa. Um processo contra ela chegou ao STJ. Ela foi inocentada. A bem de se evitar uma crucificção pública, não pesam condenações sobre ela.
- Sílvia Maria Rocha (segunda criminal, logo abaixo de Soveral e logo acima de Mazloum). Foi quem tentou tirar o processo contra Dantas das mãos de De Sanctis. Também suspendeu ações contra Paulo Maluf.
Ou seja, Mazloum é a menor de nossas preocupações. E se Soveral decidir concorrer à sexta vara?

Nenhum comentário: