quarta-feira, 17 de abril de 2013

As manobras jornalísticas de Roberto Gurgel – por Luis Nassif (Blog do Nassif)

A denúncia da revista Época contra o Ministro Ricardo Lewandowski suscita dois pontos importantes.

O primeiro, o próprio comportamento contraditório de Lewandowski em dois casos de extradição.

O Ministro está na obrigação de explicar os critérios distintos utilizados para as duas ocasiões.

O segundo, a comprovação cabal de que a Procuradoria Geral da República recorre sistematicamente a vazamentos para a revista Época e outros veículos, visando inclusive temas de interesse político-partidário do Procurador Geral Roberto Gurgel.

À mesma revista e ao mesmo jornalista na véspera da eleição para presidente do Senado, a PGR vazou o inquérito contra Renan Calheiros - que havia mofado por anos em sua gaveta.

A denúncia contra Lewandowski não foi decorrente de vazamento de inquéritos sigilosos. Bastou um levantamento de seus procedimentos em dois casos.

Em todos os demais episódios, a PGR valeu-se de vazamentos com intenções políticas. No caso da denúncia contra Renan, o de beneficiar Pedro Taques, um procurador que também se candidatara ao cargo. Em lugar de beneficiar, constrangeu-o e prejudicou sua votação, tal a obviedade da manobra.

As jogadas políticas reiteradas de Gurgel se constituem em um mal para o poder que representa.

Deixou o Ministério Público Federal esgarçado com vários setores relevantes da sociedade, que não conseguem diferenciar o poder em si das atitudes personalistas do Procurador Geral.

A falta de contraponto interno aguçou esse desgaste, ao comprovar que o Conselho Nacional do Ministério Público, em que pese sua atuação positiva em vários episódios, não logrou estabelecer limites à atuação do Procurador Geral.

A carreira de Gurgel se encerra nos próximos meses, com sua substituição no cargo e posterior aposentadoria. Ele não tem mais nada a esperar nem da carreira nem do MPF. Poderia apenas ter a dignidade de tratar com lealdade a  instituição que lhe deu nome e carreira, poupando-a dessas jogadas.

Espera-se que o próximo PGR defina, desde o início, métodos mais republicanos de atuação, de divulgação da informação e de procedimentos, acabando com esse estilo atrasado de jogar com as informações.

Nenhum comentário: