sábado, 15 de junho de 2013

Sobre o momento político, a esquerda e o PT

Debate ideológico na escuridão, e o PT se cala – por Bob Fernandes (TV Gazeta)

Queda de 8 pontos na avaliação de bom e ótimo para o governo Dilma. O ruim e péssimo de Haddad sobe de 14% para 21%. Dilma ainda tem 57% de ótimo ou bom. É muito, mas a queda é óbvia.

Pesquisadores atribuem à economia, mas é mais do que isso. Se o chamado"mensalão" foi caixa 2 ou maracutia, conta pouco para efeito de análise.O fato é que o episódio, e o julgamento, tiraram do PT a primazia do discurso ético.

Como é fato também que esse discurso moral, ou moralista, não cabe na boca de nenhum dos grandes partidos. Quem conhece as entranhas de campanhas e partidos sabe que esse discurso é hipócrita e mentiroso.

Mas o discurso ético não foi a única perda do PT. Outras vêm sendo impostas sob silêncio cúmplice. E pouco inteligente.

Direitos da mulher sobre seu corpo. Direitos dos homossexuais. Direitos dos índios, à parte a ação de aproveitadores. Meio ambiente, à parte a ação de oportunistas. Estes, entre muitos outros, sempre foram temas caros ao PT.

Temas que mobilizaram, ao menos, grupos sociais e lideranças que criaram o Partido. Em nome da manutenção do Poder, agora e já há tempos o que se têm é silêncio e submissão.

Uma ou outra ação isolada, uma ou outra opinião solteira. De resto, falta discurso incisivo, inexiste ação coordenada e objetiva. Predomina o temor de se indispor. De enfrentar conservadores ruidosos, gente com dinheiro e mídia fácil.

Da presidência ou do parlamento, das lideranças, não se ouve, não se tem reação à óbvia onda conservadora. Como se tudo se resumisse à economia. Como se esse silêncio cúmplice não levasse à progressiva desmobilização.

E o pior é que o silêncio sobre temas polêmicos é generalizado, inclui principais partidos e candidatos . Aborto, cotas, direitos civis, maioridade penal, índios...

O que hoje teriam a dizer sobre tais temas a presidente Dilma, os pré-candidatos Eduardo Campos e Aécio Neves? Marina Silva, a quem atribuem posições conservadoras, certamente também tem o que dizer a respeito.

Até aqui, todos seguem o roteiro da política à brasileira: não entrar em bola dividida; ficar no muro até que se tenha clareza de para onde caminham os eleitores. O que se tem, de candidatos e partidos, é slogans marqueteiros.

O prêmio que buscam é a manutenção, a tomada ou a retomada do Poder. Partidos e candidatos esperam pela economia. Uns torcendo a favor, outros secando. O custo do silêncio e do muro é a ausência do debate de ideias. Do debate ideológico.

Em ambientes como esse costuma se impor o que há de mais atrasado. Quando o debate não acontece às claras, à esquerda e à direita, o que sobra, o que prevalece, é a escuridão.


Os profetas do apocalipse estão equivocados sobre Dilma - por Diogo Costa (blog do Nassif)

O ALVORECER DAS PLATITUDES - Apressam-se os pregadores do apocalipse petista em desfiar seu rosário de platitudes que não dizem nada com nada e que não levam a lugar algum. Uma queda na popularidade de Dilma Rousseff (já desmentida pela pesquisa CNT) vira motivo para apregoar o fim dos tempos na política nacional.

Essa visão é completamente fantasiosa e fictícia. O dado concreto, real e palpável da realidade é que nunca antes na história deste país um presidente teve um índice de aprovação tão alto e significativo quanto o que ostenta hoje a Presidenta Dilma Rousseff. FHC e Lula JAMAIS ostentaram índices de aprovação popular tão gigantescos quando seus governos cumpriam 30 meses de duração. Dilma Rousseff tem aprovação imensamente superior a que FHC e Lula tinham com 30 meses de governo! Os profetas do apocalipse estão rotundamente equivocados.

Quanto aos temas trazidos pelo à baila, não é preciso ser nenhum historiador para saber que o PT tem extensa e longa lista de lutas sociais empreendidas a favor das mulheres, dos homossexuais, dos índios, das cotas, do meio ambiente, da maioridade penal e dos direitos civis.

No caso específico dos homossexuais, o Partido dos Trabalhadores atua na linha de frente do projeto de criminalização da homofobia desde o longínquo ano de 2001, quando a então deputada federal Iara Bernardi (PT-SP) apresentou o PL 5003/2001. Esse projeto de lei é o ponto de partida na luta por sanções à práticas discriminatórias em razão da orientação sexual das pessoas.

Esse é o projeto que depois transformou-se no PLC 122, que tramita no Senado sob a relatoria do Senador Paulo Paim (PT-RS). Como é possível que alguém com mais de dois neurônios consiga dizer, sem ruborizar, que o PT não tem atuado em favor do movimento LGBT? O PT é linha de frente nesse e em vários outros temas, menos, claro, para o senso comum que não se informa sobre fatos concretos e gosta mesmo é de aderir aos efeitos manadas despolitizadores...

É preciso ainda falar sobre cotas sociais e raciais? Será que as pessoas foram morar em Vênus, Júpiter, Saturno, numa caverna ou nas profundezas do Oceano Pacífico nos últimos 10 anos? O PT é vanguarda quando o tema são as cotas!

E sobre Meio Ambiente então... Os governos do PT tem reduzido os índices de desmatamento a níveis inimagináveis há 20 anos atrás. Ou isto não é verdade? Mais do que isso, através de legislação aprovada no governo do PT, empreendeu-se a maior revolução em matéria ambiental de que se tem notícia no Brasil nos últimos 50 anos! Hoje nenhum produtor rural, seja do 'agronegócio', seja da pequena e média agricultura familiar consegue um mísero empréstimo sequer, em qualquer banco, sem apresentar a LICENÇA AMBIENTAL da sua propriedade!

Essa é a maior revolução em matéria de respeito ao meio ambiente e essa é mais uma obra do PT. Antes, empréstimos a rodo e nenhum cuidado ambiental. Hoje, grandes, médios e pequenos proprietários rurais que são OBRIGADOS a se regularizar ambientalmente ou não conseguem um único centavo furado para tocar seus empreendimentos. Esses são alguns exemplos, poderiam ser citados dezenas e dezenas de outros... O PT não cuida do meio ambiente? De onde saiu tamanha estultice sem nexo?

Quanto a redução da maioridade penal, a posição é e sempre foi límpida, nítida e cristalinamente contrária. Não sei onde está a dúvida com relação a isso. E em todos os outros temas levantados na matéria em questão, o problema não é o PT. Não é e nunca foi! O problema do PT é que ele não tem sequer 1/6 dos parlamentares no Congresso Nacional. Esse sim é o problema fundamental do PT. O PT é muito pequeno, a esquerda é muito pequena (não tem sequer 1/3 dos votos no Congresso). Essa é causa principal, o entrave principal que barra os avanços que se fazem necessários nas legislações sobre aborto, discriminações de orientação sexual, etc. Só não vê quem não quer!

Agora, a onda conservadora. É preciso muito esforço retórico, de vazia e incompreensível retórica para responsabilizar o PT pela onda que estamos a assistir. Onde começou essa onda conservadora? Não se tinham casos de ondas conservadoras no Brasil (apenas marolinhas), entre 1985 e 2010. Será que as pessoas já se esqueceram de quem abriu a Caixa de Pandora, de quem trouxe as trevas teocráticas medievais para o centro do debate público no Brasil? Quem trouxe a onde moralista medieval sobre o aborto e a causa LGBT para o centro da disputa política? Quem empreendeu a mais sórdida e subterrânea campanha difamatória e absurdamente conservadora no Brasil na campanha de 2010?

Quem trouxe 'Malafaias' e 'Bispos de Guarulhos' para o ventre da disputa política em 2010? E por acaso o PSDB e José Serra não foram os responsáveis pela campanha mais desgraçadamente obscurantista, que tirou das sombras temas conservadores que há muito pensávamos estar superados? E por acaso Serra e o PSDB não contaram com o apoio velado da CNBB e até mesmo do Papa Bento XVI para empreender teses absurdamente conservadoras em 2010? Foi o PT ou Dilma Rousseff que retiraram das trevas as pautas conservadoras? Quem abriu as portas das catacumbas do pensamento conservador, CONTRA o PT e Dilma, em 2010? É preciso muita desfaçatez e amnésia seletiva para culpar o PT pela onda conservadora atual!

Enfim, de platitude em platitude vamos caminhando, desmistificando, apontando para os verdadeiros responsáveis pela onda conservadora que aportou em Pindorama a partir de 2010...

Nenhum comentário: