sexta-feira, 9 de maio de 2014

Por que ser de "esquerda"? – por Um quê de MARX

    
É comum ouvirmos críticas acerca da ideologia que escolhemos, quando não são críticas acompanhadas com xingamentos e pre-conceitos propagados pelas a mídia, pela direita fascista e até pessoas alienadas, que repetem aquilo que escutam e não possuem o mínimo de senso crítico para refletir sobre a realidade.

     Ser de esquerda é, desde que essa classificação surgiu na Revolução Francesa, optar pelos pobres, indignar-se frente à exclusão social, inconformar-se com toda forma de injustiça ou, como dizia Bobbio, considerar aberração a desigualdade social.

     Ser de direita é tolerar injustiças, considerar os imperativos do mercado acima dos direitos humanos, encarar a pobreza como nódoa incurável, julgar que existem pessoas e povos intrinsecamente superiores a outros.

     Ser de esquerda, hoje, é defender os direitos dos mais pobres, condenar a prevalência do capital sobre os direitos humanos, advogar uma sociedade onde haja, estruturalmente, partilha dos bens da Terra e dos frutos do trabalho humano.

     O fato de alguém se dizer marxista não faz dele uma pessoa de esquerda, assim como o fato de ter fé e frequentar a igreja não faz de nenhum fiel um discípulo de Jesus. A teoria se conhece pela práxis, diz o marxismo. A árvore, pelos frutos, diz o Evangelho. 

     Se a prática é o critério da verdade, é muito fácil não confundir um militante de esquerda com um oportunista demagogo: basta conferir como se dá a relação dele com os movimentos populares, o apoio ao MST, a solidariedade à Revolução Cubana e à Revolução Bolivariana, a defesa de bandeiras progressistas, como a preservação ambiental, a união civil de homossexuais, o combate ao sionismo e a toda forma de discriminação.

2 comentários:

moysesnunes disse...

Simples e direto! Chega a ser impressionante ouvir os "palpites" sobre este tema tão simples assim!!

Sugestão de Livros disse...

Interessante, mas acredito que ser de esquerda também está refletido nas ações diárias com pessoas próximas.