quarta-feira, 29 de junho de 2016

Sobre o liberalismo - por Renato Janine Ribeiro (Facebook)

     Uma coisa bastante ridícula no Brasil é que há quem se diga "liberal" quando é, apenas, reacionário. O liberalismo o que é? É a crença de que o ser humano tem riquezas intrínsecas, únicas a cada indivíduo, que - se retirarmos os entraves externos, como os do Estado, da Igreja, de qualquer externalidade em suma - se desenvolvem ao máximo. Para florescermos, basta podar as ervas daninhas, que cada um crescerá em sua singularidade preciosa.

     Então, não deve haver repressão por parte do Estado, Igreja etc. - nem mesmo indução. O socialista poderia concordar quanto a não haver repressão, mas entenderia que uma série de políticas têm cabimento induzindo. O liberal, não.

     Ora, qual é a externalidade mais opressora em nosso País? A pobreza, sobre os mais pobres. Portanto, um liberal DE VERDADE tem que lutar para que a pobreza não seja uma externalidade que impede os mais pobres de florescerem. Ações afirmativas e até mesmo cotas se tornam necessárias, de um ponto de vista liberal, claro que só até uma igualdade de oportunidade existir.

     Porque, se para o socialista a igualdade no ponto de CHEGADA é importante, para o liberal ela é necessária no ponto de PARTIDA. 

     Isso não quer dizer qual dos dois, socialismo ou liberalismo, é melhor. Mas pelo menos devemos entender que quando um tonto qualquer se diz liberal porque recusa políticas públicas de combate à miséria, ele é apenas tonto. Liberal não é.

Nenhum comentário: