sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O caldeirão - por Sergey Gorshkov (Fotografia - The Atlantic)


    Em 29 de novembro de 2012 Sergey Gorshkov recebeu o chamado que há muito tempo esperava.

    Plosky Tolbachik – um dos dois vulcões do platô vulcânico Tolbachik, no centro de Kamchatka, Rússia - tinha começado a entrar em erupção.

    “Eu tenho ido a área várias vezes, mas decorreram 36 anos desde a última erupção, então, quando o vulcão acordou novamente, eu larguei tudo e fui."

    A única maneira de abordá-lo foi de helicóptero, mas o frio extremo na região (-40º C) obrigou Sergey a esperar até estar quente o suficiente para o helicóptero decolar.

    Voando em direção ao vulcão, a nuvem de cinzas, fumaça e vapor era tão espessa que ele não podia visualizar a cratera. Mas de vez em quando, um vento forte soprava as nuvens para longe, e ele podia ver a 200 metros de altura a fonte de lava que jorra para fora da cratera e de correntes rápidas, rios de lava derretida escorrendo (alguns destes rios iriam viajar 10 quilômetros, varrendo tudo em seu caminho).
    
    Com rajadas de ar quente fustigado o helicóptero, Sergey trabalhou rápido, amarrado à porta aberta. “Eu apenas continuei disparando as fotos, ficava mudando lentes e ângulos de câmera, sabendo que eu tinha esta oportunidade, esperando que eu levaria uma imagem que pode fazer justiça ao que eu estava presenciando.”

    Essa foi de fato sua última chance. Às 01:00h uma nova explosão aconteceu, o chão tremeu, enormes bombas de lava ameaçaram o parque de camping perto do vulcão e uma forte chuva de cinzas e fumaça tornou impossível para tirar mais fotos.

(Sergey Gorshkov / Wildlife Photographer of the Year 2013)

Um comentário:

Sugestão de Livros disse...

Que susto! Quando li o trecho: "Essa foi de fato sua última chance.", pensei: pronto! o cara morreu! :)

Brincadeiras à parte, a foto é bastante impressionante.