quinta-feira, 19 de julho de 2007

As manchetes e o consolo

A perda de cerca de 200 vidas num acidente aéreo é de se chocar a qualquer um, faltam apalavras, faltam gestos, sobram omissões e acusações.

Acho que o único consolo é que ao menos desta vez os jornais do dia seguinte ao acidente não tiveram como chamada de capas fotos de dinheiro para comprar um tal dossiê.

Diga-se de passagem, este tal dossiê entrará para a história dos atos mais burlescos da imprensa brasileira.
De quando da prisão dos acusados, do PT, a imprensa e membros da oposição chegaram à delegacia antes dos presos da operação.
O cd com as fotos foi dado por um delegado da PF que exigiu que se passasse no jornal nacional.
Os interesses do delegado, não se sabe ao certo.

Por medida judicial o PT conseguiu o tal “segredo de justiça”. O delegado o violou e nada aconteceu com ele. Aliás, pergunto: As leis valem para os membros da polícia federal? Vale para os membros de alguma polícia, aliás?

Nos dias seguintes, o delegado deu um depoimento afirmando que o cd (com as fotos) havia sido roubado da sala dele.
A imprensa, que recebeu este cd das mãos do próprio delegado, divulgou estas informações como se fossem verdadeiras.

Depois de toda uma querela sobre quem havia dado do dinheiro, se o presidente do PT, Ricardo Berzoini deveria sair do comando do partido, ou não, sobre o caixa dois do PT, enfim, muito dito e redito e redito ainda, sobre o caso, dezenas de acusações feitas a muitas pessoas, o castelo de cartas foi sendo levado pelo vento.
O dinheiro não passou pelo caixa do PT, o presidente do PT não saiu do cargo, o assessor do presidente acusado (Freud Godoy) não teve envolvimento para sequer ser indiciado pela polícia federal, enfim, nada sobrou do escândalo.

Exceto o escândalo que é a própria imprensa, claro.

Afinal de contas, comprar informações não é crime. Se eu quero comprar e tenho dinheiro, paciência. Ao que me consta, não se pode sair prendendo as pessoas para depois correr atrás do crime que elas fizeram.

E, acima de tudo, gostaria de ver na imprensa ao menos um resquício, um mínimo resquício do que haveria no tal dossiê. Para darem mais de um milhão de reais no dito, só imagino o que ele conteria.

Mas isto... ah!, isto a imprensa não se preocupou em saber...

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco