quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Secretário-adjunto de Estado dos EUA diz que relação entre Brasil e Irã é bem-vinda – por Eliane Oliveira (globo. com)

BRASÍLIA – As relações entre Brasil e Irã são bem-vindas, afirmou nesta segunda-feira o secretário-adjunto de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos, Arturo Valenzuela, que qualificou de equivocada a interpretação de que seu país condenaria a aproximação entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Mahmoud Ahmadinejad. Segundo ele, os EUA vão continuar encorajando países a pressionar o Irã a cumprir as normas estabelecidas pela Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea).
- O Brasil tem o direito de ter relações com o país que quiser, é soberano. Damos as boas vindas ao interesse do Brasil em fazer com que o Irã entenda que é importante cumprir as determinações da Aiea – disse Valenzuela.
Ele lembrou que o presidente dos EUA, Barack Obama, defende um diálogo aberto e de cooperação com todos os países, inclusive com aqueles com os quais tem posições diferentes.
- O objetivo é continuar o diálogo com o Irã, mas o Irã tem que assumir sua responsabilidade e seus compromissos na Aiea – afirmou.

Comentário: se até a globo publica uma reportagem destas é porque as relações entre EUA e Brasil REALMENTE vão bem...

Nenhum comentário: