terça-feira, 10 de maio de 2016

República das bananas

     Estou sem tempo (e paciência) para escrever o texto que gostaria, mas não posso deixar de destacar a irresponsabilidade, a pusilanimidade, a omissão do STF, que permitiu o completo achincalhe das instituições brasileiras. Mais do que nunca, somos uma república das bananas. E o STF não é o único, mas é um dos principais responsáveis por esta tragédia.

     Quando Cunha retaliou o governo e abriu o processo de impeachment, ali, o STF deveria ter acordado e agido condignamente, deveria ter barrado um processo obviamente sujo, uma vingança de um delinquente que só foi eleito justamente para impor uma terrível pauta conservadora, fazer negócios escabrosos e, especialmente, aplicar o golpe. Mas o STF estava muito preocupado com suas próprias férias, não dava para avaliar um processo tão urgente. E depois, vemos um ministro, no processo mais importante da república, demorar (intencionalmente) seis meses para atender uma liminar. É demais.

     Quem poderá dizer, qual louco poderá defender este processo atrapalhado, estulto, sujo, conspurcado, que esta ocorrendo no congresso? Quem poderá dizer que estamos praticando a democracia? Quem poderá dizer que as instituições estão funcionando? Respondo: só os fascistas, os ingênuos, os imbecis e os corruptos de sempre. O Brasil esta na lona.

     Ontem tudo foi tão deplorável, tão ridículo, tão patético, que, como poucas vezes na minha vida, me senti envergonhado de ser brasileiro. E o STF lá, com seus salários suntuosos, suas mordomias que não acabam nunca, fazendo cara de paisagem, deixando o país pegar fogo nas mãos desses irresponsáveis. A covardia tem um preço, STF. Se querem um exemplo cristalino, basta olhar para o governo que se liquefaz agora. De tanta covardia, de tantas concessões espúrias, de tantos recuos e recuos, acabou como acabou: eleito com uma plataforma, um discurso de esquerda, adotando uma política de direita, com os previsíveis resultados econômicos e políticos. 

     Mas não precisamos descansar. O dia de ontem é o resumo do que se inicia. Devido a este golpe (não basta ser golpe, também tem que ser um golpe patético) nos enxovalhamos perante nós mesmos e o mundo inteiro mais uma vez, e cenas ridículas como esta serão a nossa nova realidade diária.

     Obrigado STF, pela covardia. Somos uma república das bananas. Mas ela só é possível tendo uma corte das bananas.

P.S.: Por óbvio, na minha crítica incluo quem nomeou estes ministros para a corte.

Nenhum comentário: