quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

O papel de Edwards - por Bruno Hoffmann

Edwards Continua na Corrida pela Casa Branca. Por quê?
Como disse Lilian, ontem no debate da CNN, Edwards venceu o debate.
Porém, ele precisaria muito mais do que "vencer debates", John Edwards não tem mais chance de ser nomeado.
Mas por que ele continua na corrida?
1. Porque ainda possui fundos para manter a campanha.
2. Ainda considera a sua mensagem - pelo fim da pobreza - de extrema importância. E várias lideranças do país reconhecem isso e apoiam a sua permanência.
3. Pesquisas demonstram que os votos que Edwards tem recebido potencialmente iriam para Hillary se ele decidir sair da corrida. Isso ocorre principalmente por causa de suas posições semelhantes em alguns assuntos como o de plano de saúde para todos por exemplo.
No entanto, a tendência de Edwards é de apoiar Obama, que assim como ele, acredita que a política de Washington precisa ser refeita. Uma política sem lobistas, sem grandes empresas ditando regras e sem essa falta de unidade entre os partidos. São os interesses privados e partidários contra os interesses públicos.
E a Hillary é a única entre eles que recebe dinheiro de lobistas e não aposta nesta grande mudança no jeito de se fazer política - mas sim trazer mudança jogando no mesmo velho sistema atual.
Edwards pode então permanecer na corrida com o intuito (que não seria admitido publicamente) de ajudar Obama.
Tudo indica que Hillary e Obama vão levar essa disputa até a convenção nacional do partido no final de Agosto deste ano.

Nenhum comentário: