quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Maior doadora de leite materno do Brasil perde mais uma batalha - por Pragmatismo Político

     Maior doadora de leite materno do Brasil perde mais uma batalha: a estupidez venceu a solidariedade
Michele Maximino, a maior doadora de leite materno do Brasil (Reprodução)
     Texto enviado a Pragmatismo Político pelos autores Michele Maximino e Ederval Trajano

     Em Janeiro de 2009 chegamos à cidade de Quipapá para prestar concurso público para a Prefeitura Municipal. Enquanto tentava uma vaga para Professor de História, Michele Maximino tentou uma vaga para Técnica de Enfermagem. Com o resultado do concurso, comemorei o primeiro lugar, mas Michele não obteve êxito. Em junho de 2009, tomei posse do cargo e em julho comecei a trabalhar. Pedi remoção do concurso estadual, da Escola Bernardo Vieira de Melo, em Jaboatão dos Guararapes, para a Escola Dr. Fernando pessoa de Méllo e finalmente estava em uma cidade pequena, com cerca de 25 mil habitantes, e de uma receptividade grandiosa. Boas amizades, clima bom, custo de vida melhor ainda, sem trânsito, violência quase inexistente, típica cidade do interior onde todos se conhecem. Um belo local para criar filhos e educá-los.

     No dia 03 de outubro 2013 tudo mudou. Em um programa ‘humorístico’ de televisão em rede nacional e internacional, blindados pela liberdade de expressão, somos atacados (texto reproduzido abaixo) por um projeto de humorista que em pouco mais de um minuto e meio desferiu vários golpes contra a honra e a dignidade de uma doadora, que além de doar mais de trezentos e cinqüenta litros de leite humano, ainda dirigia cerca de 80 quilômetros até o banco de leite mais próximo, na cidade de Caruaru, PE. (acesse aqui o site de Michele)

     Tudo mudou. Pessoas ligavam, passavam mensagens, comentários nas ruas, risadas em grupos, ataques no facebook; casos típicos de uma pequena cidade do interior e de uma pequena minoria que é invejosa e caluniosa. Quipapá não se resume a essas pessoas, elas não representam o sentimento da maioria.

     Fomos vencidos, perdemos a primeira batalha. Uma pequena parcela da população regida pela “simples piada” de Danilo Gentili que até hoje “surfa” na onda da piada, nos atacou covardemente. Já Danilo Gentili ganhou mais seguidores no facebook; ganhou mais audiência em seu programa; consequentemente mais patrocinadore$; uma nova emissora (SBT); um salário que pode saltar de 70 mil para até 700 mil mês.
     Quem ganhou com a piada? Michele deveria ser alvo de chacota em rede nacional por que fazia campanha para incentivar mais doações de leite humano? Desde o momento percebi que existe uma inversão de valores nesse episódio. A doadora de leite humano que salva vidas foi transformada em uma criminosa, pelo simples fato de doar leite e sensibilizar outras lactantes a doarem o seu excesso de leite materno.

Mais uma batalha perdida

     No último domingo (26 de janeiro de 2014) saímos da cidade e estamos recomeçando nossas vidas no Recife. Incertezas é o nome dessa mudança de vida, causada por “uma simples piada”. Deixei cinco anos de uma vida tranquila, um concurso municipal, em virtude de uma humilhação em rede nacional.
     Recomeçar é a palavra de ordem, procurar uma escola para meu filho Gabriel estudar, procurar um emprego para Michele Maximino, trabalhar e ajudá-la a esquecer tudo. Não estamos arrependidos de nada, faríamos tudo novamente, pois temos a certeza que Deus está no comando e não vai nos abandonar. Perdoamos todos que nos fizeram mal, pois tenho a certeza que ódio é um sentimento que devemos eliminar para não desencadear outros males. Doar é dividir o seu amor com o próximo.



Principal doadora de leite materno no Brasil processa Danilo Gentili

     Maior doadora de leite materno no Brasil processa Danilo Gentili, apresentador da Rede Bandeirantes. “As pessoas nas ruas têm me xingado após a piada na TV. Parabenizar pelo meu ato, ninguém faz”

     Conhecida por ser a maior doadora de leite humano do Brasil, a técnica de enfermagem Michele Rafaela Maximino, 31, entrou na semana passada com uma ação de ressarcimento por danos morais contra o humorista Danilo Gentili, do programa “Agora é Tarde”, da Rede Bandeirantes.
Michele Rafaela Maximino, a maior doadora de leite materno no Brasil (Divulgação)
     No programa do último dia 3, o comediante fez piadas em rede nacional utilizando uma foto dela sem autorização. Gentili chegou a comparar Michele com o ator pornô Kid Bengala. “Em termos de doação de leite, ela está quase alcançando o Kid Bengala.”

     Ao ser exibida uma foto de Michele no programa no momento em que ela fazia a ordenha para doar o leite, o comentarista Marcelo Mansfield, colega de palco de Gentili, ainda afirmou que não era uma “espanhola, mas uma América Latina inteira”.

     Michele, moradora da pequena cidade de Quipapá, na zona da mata de Pernambuco, diz que pretende parar de doar leite pois se sente humilhada. “As pessoas nas ruas têm me chamado de vaca, vaca do Gentili. Parabenizar pelo meu ato, ninguém faz, mas xingar é o que mais acontece nas ruas depois da piada na TV”, reclama.

     Segundo Michele, que conseguia retirar até dois litros de leite por dia, a repercussão negativa prejudicou até a sua produção de leite. Atualmente, ela conta que consegue retirar apenas 600 ml por dia. Ela já chegou a doar mais de 351,8 litros para unidades de saúde.

     Michele é mãe de duas crianças – Gabriel, 3, e Mariana, 1 ano e quatro meses – e doa o seu leite desde que a caçula tinha apenas sete meses. Ela conta que Mariana ainda é alimentada por ela que diariamente esteriliza os potes, faz a ordenha e congela o leite para fazer a doação. Ela e o marido ainda rodam 80 km para levar o leite até o Hospital e Maternidade Jesus Nazareno, em Caruaru. “É um ato de amor para salvar outras vidas”, comenta Michele. A filha dela também nasceu prematura e foi aí que ela descobriu a importância da doação de leite humano.

     A diretora geral da maternidade Flora Raquel de Freitas Araújo confirma que a produção de leite de Michele chegou a ser responsável por 90% do estoque do banco de leite da maternidade, que foi criado em 2007. Ela ressalta que como a doadora está abalada psicologicamente o estoque reduziu no último mês. “Em setembro, ela doou 39 litros e agora em outubro conseguiu 17”, lamenta a diretora da unidade hospitalar.

     Flora Raquel diz que o hospital está dando ajuda psicológica para Michele. “O programa de TV fez um desserviço em rede nacional ao relacionar a mama de uma mulher que amamenta ao ato sexual. Acho que eu e todas as mulheres que assistiram ficaram ofendidas”, diz a diretora do hospital, que é o maior da rede pública de Pernambuco em número de partos. Por mês acontecem, em média, 500 partos na unidade.

     O advogado de Michele, Cláudio Lino, diz que ação foi ingressada na 2ª Vara Cível do Fórum de Olinda no dia 22 de outubro. “O humor ultrapassou dos limites. Expor uma mãe de família com termos chulos, como relacionar a doação de leite com a masturbação fere a dignidade dela”, diz o advogado. “Ela mora em uma cidade pequena e tem sido motivo de piadas.”

     A assessoria de imprensa da Rede Bandeirantes informou que a emissora não se posiciona sobre questões jurídicas.



Giovana Balogh, blog Maternar.

Comentário
     A cada dia que passa, mais e mais fica provado que esse Danilo Gentili é só um babaca inconsequente. A pergunta que fica é: e as crianças que recebiam a doação da Michele e deixarão de recebê-lo? Quem vai dar conta? Será que o senhor Gentili se preocupa com isto? Para as crianças que recebiam o essencial leite materno e deixarão de recebê-lo (e para os familiares delas), suas infames piadas parecem engraçadas?

3 comentários:

Anônimo disse...

processa por danos morais

Anônimo disse...

Bem, acho que isso tudo é um pouco exagerado.Cara é só uma piada, as pessoas tem que aprender a conviver com elas, ela parar de doar leite por causa disso demostra quão fraca psicologicamente ela é.

gustavoasis disse...

Bem eu acho que tambem exista um certo exagero por parte dessa moça por causa da piada. A questão maior é que ela mora em cidade pequena de interior e as pessoas de lá que estão tirando sarro dela ,pois acabou ficando conhecida ...complicado