Nestas eleições, parece que a mídia escolheu seu candidato dentro do PSDB: José Serra.
Aécio ficou para trás dentro da direita.
A mídia desde o início disse que Serra era o grande vencedor, pelo fato de Kassab ter se reelegido. Ora, quase todos os prefeitos que puderam tentar se reeleger obtiveram êxito, dado o bom momento econômico que atravessa o país. Calha que não se nacionaliza a campanha pela política, mas economicamente – que tem papel preponderante nos votos – isto conta muito. E, beneficia sempre a situação, independente de qual partido esteja.
Pois bem, questionemos com a mínima razoabilidade: qual foi a maior vitória, a reeleição de Kassab em SP, com 60% ou a eleição de Márcio Lacerda em BH, com 59%?
Acredito que a de BH. Até porque, como todos sabemos, São Paulo tem sido já há alguns anos a locomotiva do atraso, como bem disse um leitor do PHA.
Ah, claro. Poderemos ver como partido quem ganhou e quem perdeu quando totalizarem-se os votos, porém, na campanha do 1º turno, saiu na capa do globo, como o primeiro grande perdedor o presidente Lula.
Dias depois, leio em outro jornal: O PT teve um crescimento de eleitos em relação ao 1º turno da eleição anterior de 10%, o PSB de mais de 30% e o PC do B de mais de 200%. O PSDB teve queda de 9% e os Demos queda de 34%.
Vamos ver a contabilização final do segundo. Mas, eu pergunto, quem, no primeiro turno saiu ganhando, a esquerda ou a direita?
Nenhum comentário:
Postar um comentário