segunda-feira, 17 de março de 2008

O "passa-moleque" dos japoneses - por José Dirceu

Os japoneses deram um tremendo by pass (um drible, um "chapéu") no Brasil. Disputaram e levaram o padrão de TV Digital na medida para atender aos interesses deles e das empresas de radiodifusão, principalmente das Organizações Globo, e agora dizem que não têm compromissos com a implantação da fábrica de semicondutores que se comprometeram a instalar no Brasil.

Ninguém entendeu por que o Brasil optou pelo modelo japonês. Basta ver os preços dos decodificadores para concluir que não tivemos nenhuma vantagem na opção. Pelo contrário, só dificultamos a democratização da rádio-difusão, já que o modelo japonês, ao contrário do Europeu, não permite a licitação de novos canais comerciais, o que acabaria com o monopólio em que vivemos.

Com essa opção pelo modelo japonês e o seu impedimento à licitação de novos canais comerciais viveremos, no máximo, com o duopólio Globo e Rede Record - se esta mantiver o crescimento. Para sair dessa, agora, o mínimo que o nosso governo deveria fazer é estabelecer uma parceria com o empresariado nacional ou estrangeiro, os fundos de pensão e o BNDES, construir essa fábrica de semicondutores e tratar os japoneses da mesma maneira que estão nos tratando: a pão e água.

Nenhum comentário: