terça-feira, 2 de setembro de 2008

Dos comentários - Blog do Luis Nassif

Por JMP

Desculpem-me os mais radicais, mas Lula fez o que o Presidente do STF deveria ter feito. Seguiu a LEI, administrativamente.

O factóide de Veja não importa ao Presidente do Executivo, caberia ao Judiciário promover a obtenção de dados em conjunto com a Polícia Federal. Mas ao Judiciário a prova é insofismável, é de Veja.

Pois.

Lula recebeu a denúncia de outro Presidente, o Presidente do Judiciário. Repito, não importa se é crível ou não, não cabe ao Presidente do Executivo julgar se o Presidente do Judiciário é leviano ou não.

Um Presidente como Lula, apenas não eleito pelo povo, mas com poder ainda maior que o poder concedido ao Presidente do Executivo, é dele a palavra final. O que fez Lula??? Agiu!

Não demitiu ninguém, suspendeu Lacerda, administrativamente. Mas não o manteve na ativa, pois poderia ser suspeito de contaminar o processo.

O mesmo seria aplicável ao Daniel Dantas e ao seu já famoso Habeas Corpus, mas Lula não é Presidente do STF. Administrativamente, Lula fez o que Gilmar não fez! Tecnicamente e politicamente perfeito.

O futuro dirá.

Enviado por: José Almeida

Não adianta atacarem a Veja. Todos sabem do que ela é capaz, até o Lula. Então por que não reage? Esse é o ponto. Cobrem uma reação do presidente. Ele é que tem que falar. Ele é o eleito, o representante. A Veja faz o seu trabalho. Quero ver o Lula fazer o dele. Não é colocando o rabo entre as pernas ou como disse outro "atitude sensata". Ao inferno com atitudes sensatas. Quero fatos. Se é armação quero que o presidente vá até a TV e diga "Foi armação e os responsaveis são fulano e sicrano. Estão presos e vão ficar um bom tempo por zombar da democracia". O silencio do presidente o condena.

Enviado por: Carlos

Nassif,

Os responsáveis pela Operação Satiagraha encaminharam ao Juiz De Sanctis e este deferiu, dois pedido de prisão contra Daniel Dantas, para evitar que o banqueiro, de alguma forma, interferisse no andamento e conclusões da referida Operação. Gilmar Mendes soltou o empresário nas duas ocasiões, quando despachou favoravelmente, pela concessão dos habeas corpus impetrados pelos advogados do DD. Como conseqüência, tivemos a materialização de todas as previsões feitas pela cúpula da Satiagraha, com o envolvimento de órgãos da mídia e das oposições, na missão de inverter os papéis dos atores participantes da trama, incriminando-se as Autoridades da PF e inocentando-se Dantas e sua turma. Neste momento, temos um fato a ser apurado, que é o pretenso grampo que teriam sofrdto o Gilmar Mendes e o Senador Demo stenes. O que fez a Presidência da República ? Preventivamente, afastou a cúpula da ABIN, para evitar quaisquer possibilidades de interferências no inquérito a ser tocado pela Polícia Federal. Lula agiu corretamente evitando assim a emersão de eventuais acusações de contaminação no andamento do inquérito. Poder-se-ia dizer o mesmo a respeito das atitudes do Gilmar Mendes, levando-se em conta as conseqüências catastróficas da apressada dupla liberação de Dantas, que, pode ter sido o estopim que levou à explosão de todos esses fatos desabonadores que agora estamos sendo obrigados a assistir ?

Enviado por: Leonardo Bernardes

Nassif,

Não se deve às Instituições o respeito e a prudência que a lei nos constrange a reservar às pessoas? Por acaso a condição de Ministro desobriga o senhor Gilmar Mendes a respeitar as etapas do processo de investigação e julgamento e permite que ele sentencie os supostos culpados sem que tenha apresentado publicamente qualquer indício que comprove -- não sua suspeita, mas sua afirmação.

Eu acho que, no final das contas, ele está certo. Nós vivemos sim uma crise institucional, os mais elementares princípios da ética e do direito têm sido violados no interesse de viciar -- direta e indiretamente -- a operação Satiagraha. E o pior de tudo, isso acontece bem diante dos nossos olhos, sob o olhar conivente de grande parte da Imprensa. Nenhum país, nenhuma instituição, resiste a essa intervenções. Quando dispensamos os dispositivos que nos permitem distinguir fatos de hipóteses, eu me pergunto, quem decidirá, então, o que é um e o que é outro? No Brasil, a Veja.

Enviado por: Carlo

Nassif,

Os responsáveis pela Operação Satiagraha encaminharam ao Juiz De Sanctis e este deferiu, dois pedido de prisão contra Daniel Dantas, para evitar que o banqueiro, de alguma forma, interferisse no andamento e conclusões da referida Operação. Gilmar Mendes soltou o empresário nas duas ocasiões, quando despachou favoravelmente, pela concessão dos habeas corpus impetrados pelos advogados do DD. Como conseqüência, tivemos a materialização de todas as previsões feitas pela cúpula da Satiagraha, com o envolvimento de órgãos da mídia e das oposições, na missão de inverter os papéis dos atores participantes da trama, incriminando-se as Autoridades da PF e inocentando-se Dantas e sua turma. Neste momento, temos um fato a ser apurado, que é o pretenso grampo que teriam sofrdto o Gilmar Mendes e o Senador Demo stenes.

O que fez a Presidência da República ? Preventivamente, afastou a cúpula da ABIN, para evitar quaisquer possibilidades de interferências no inquérito a ser tocado pela Polícia Federal. Lula agiu corretamente evitando assim a emersão de eventuais acusações de contaminação no andamento do inquérito. Poder-se-ia dizer o mesmo a respeito das atitudes do Gilmar Mendes, levando-se em conta as conseqüências catastróficas da apressada dupla liberação de Dantas, que, pode ter sido o estopim que levou à explosão de todos esses fatos desabonadores que agora estamos sendo obrigados a assistir ?

Enviado por: Marco Vitis

Se o Presidente do Supremo entende que há uma "crise institucional" (só na cabeça dele), então que ele determine (bem ao seu estilo) que a Veja apresente as provas materiais e o autor da denúncia (suposto agente da ABIN). Resolve-se tudo rapidamente... Eu acredito que no final iremos ter uma situação parecida com a planilha da Dilma: o autor do vazamento era um senador do PSDB - Álvaro Dias, querendo criar uma crise política. Preparem-se: o tiro da Veja sairá pela culatra.


Comentário meu: o tiro sairá pela culatra. E ninguém da dita grande imprensa vai se importar com isto, será o mesmo festival de hipocrisia do "escândalo do dossiê". Não vai dar em nada, afinal, a direita no Brasil é inimputável.

Nenhum comentário: